sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A GAIOLA


MAIS UMA DA DUDA MAIA!




        A temporada teatral paulistana de 2016 fechou com chave de ouro com o espetáculo Auê e esta de 2017 abre também em grande estilo com o musical A Gaiola, ambos dirigidos pela coreógrafa e bem sucedida encenadora carioca, Duda Maia.
        A Gaiola é uma adaptação do livro homônimo de Adriana Falcão. O livro e a peça dizem dirigir-se ao público infantil, mas na verdade envolvem públicos de qualquer idade, cada um com sua leitura. Um bebê de um ano e meio (a lindinha Aurora, filha do meu amigo Edu) sentada atrás de mim encantava-se com as piruetas das personagens, enquanto eu, um idoso de 72 anos me emocionava com a trama universal das alegrias e tristezas dos relacionamentos. Sim, a peça trata dessas paixões que no início só trazem alegrias quase cegas e que depois são maculadas pelo ciúme, pelo espírito de possessão e pela insegurança da perda. Até onde uma gaiola protege? Até onde uma gaiola prende? Você já sentiu isso? Eu também. E quem não? Sabiamente Adriana Falcão faz essa relação existir entre uma menina e um animal (o passarinho) facilitando o desenvolvimento fabular e a compreensão dos pequenos.
        A encenação de Duda Maia tem na simplicidade a sua complexidade e beleza. Balança, banco e dispositivo (que posteriormente será magicamente transformado em um objeto que não vou contar o que é para não tirar a surpresa) formam o limpo cenário de João Modé, belissimamente iluminado por Renato Machado. Figurinos de Flávio Souza vestem as grandes vedetes do espetáculo: a menina (Carol Futuro) e o passarinho (Pablo Áscoli). Ao som da música de Ricco Viana, Duda Maia põe a sua marca registrada, ou seja, desenhando movimentos corporais dos atores que somam e enfatizam a história.
        Carol Futuro e Pablo Áscoli têm grande desenvoltura cênica tanto na interpretação, como no canto e no desempenho dos complexos movimentos corporais propostos pela diretora e criam, de imediato, empatia com a plateia, fator fundamental para o público a que o espetáculo se destina.
        A trilha sonora do espetáculo (de Ricco Viana), apresentada em bem cuidado CD com todas as letras das músicas (de Eduardo Rios e Adriana Falcão), é vendida ao final da apresentação.
        Assim como Auê, A Gaiola terá carreira meteórica em São Paulo, realizando apenas oito apresentações, por isso CORRA para reservar os ingressos para você e suas crianças. Não tem filhos? Não importa, CORRA do mesmo jeito. É espetáculo para não se perder!

        A GAIOLA está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de 06 a 28 de janeiro, às sextas e sábados às 11h. Duração: 50 minutos.


06/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário