sexta-feira, 9 de setembro de 2016

MIRADA 2016– ABERTURA


        Na noite de 08/09/2016 foi dada a partida no teatro do Sesc Santos para o 4º Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, o já famoso MIRADA promovido bienalmente pelo Sesc. O evento acontece de 08 a 18 de setembro em Santos e algumas cidades vizinhas.
        A abertura foi feita pelo Prof. Danilo Santos Miranda que ressaltou a importância da cultura para se suportar os tempos sombrios por que passa o mundo, onde foi acompanhado de um coro de “Fora Temer” por grande parte do público presente, além disso, fez emocionante homenagem ao poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936) cujos 80 anos da morte por assassinato pelo regime franquista são lembrados neste ano, comentou também que em 2016 o Sesc está comemorando seus 70 anos de vida. A seguir Fábio Nunes, Secretário de Cultura de Santos, fez breve pronunciamento.


        Nessa noite de abertura foi apresentada 4 peça performance vinda da Espanha, país homenageado no Mirada deste ano. Escrito e dirigido pelo encenador argentino Rodrigo Garcia, o espetáculo é um suceder de cenas aparentemente sem ligação interligadas por textos falados em off enquanto os atores permanecem inertes em cena. Essa dissonância, com certeza proposital, entre texto e cenas causa certo estranhamento e desconforto no público.



A Origem do Mundo - Gustave Courbet

         Galos com tênis Nike; duas meninas que são vestidas, penteadas e maquiadas no melhor estilo Barbie; dois atores seminus esfregando-se sobre um gigantesco savon de Marseille; um ator literalmente atacando com bola de tênis uma enorme vagina que é a  imagem ampliada ao fundo do palco do célebre e polêmico quadro A Origem do Mundo (1866) de Gustave Courbet (1819-1877) numa das mais poderosas e sintéticas representações já vistas da violência contra as mulheres, o desenho animado de um galo predador e até a participação do público para dançar a cumbia são cenas  que vão acontecendo alinhavadas pela atriz e os três atores.
        Pode-se gostar ou não do espetáculo, mas não resta dúvida que ele provoca, cria polêmica e nos faz rever padrões estabelecidos. Tudo isso dentro da pluralidade estética proposta pelo Festival.
        O MIRADA só começou e já provoca discussões acaloradas nos corredores do Sesc Santos!

        As atividades formativas iniciaram na manhã do dia 09 com a palestra do professor Vladmir Safatle Expressão, Afecção e Alteridade e prosseguem ao longo de todo o evento.
        À noite é a vez de visitar o Peru (Cruzar la Calle) e mais uma vez a Espanha (o esperado e elogiado Libertino).
        VIVA O TEATRO!

09/08/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário