domingo, 21 de fevereiro de 2016

LOS LOBOS BOBOS



SÓ NOS RESTA RIR!

        Tempos sombrios estes em que o que mais incomoda não é a falta de grana, nem a situação caótica da nossa política e da nossa pobre economia; já passamos por momentos parecidos e por muitas crises, mas o que verdadeiramente nos assombra agora é a falta de perspectiva. Brigamos, vamos às ruas, mas tudo continua na mesma e com o Sr. Eduardo Cunha rindo das nossas caras.
        Então, nestes tempos de desesperança surge um espetáculo como Los Lobos Bobos, onde o objetivo é simplesmente nos fazer rir durante aquela hora que dura a apresentação. Objetivo, aliás, plenamente alcançado pelo hilário trio de atores.
        A peça pertence ao melhor estilo besteirol, gênero surgido no Rio de Janeiro na década de 1980 com peças de Mauro Rasi e Vicente Pereira e que atingiu seu auge em São Paulo com Quem Tem Medo de Itália Fausta? com os saudosos Ricardo de Almeida e Miguel Magno e com os trabalhos de Patrício Bisso. Trata-se de espetáculos onde imperam o non sense, o travestismo escrachado ao estilo dos Dzi Croquettes, o humor e situações que beiram o teatro do absurdo e que têm como um dos seus nobres antecessores as chanchadas da Atlântida (década de 1950) onde brilhavam Oscarito e Grande Otelo. Esnobado por boa parte da crítica o gênero andou desaparecido dos nossos palcos.
        Eis que GpeteanH resgata em boa hora o besteirol nos oferecendo este delicioso Los Lobos Bobos. São esquetes despretensiosos em homenagem à cidade de São Paulo ao som da música do mais paulistano dos compositores (Adoniran Barbosa)  onde os atores cantam,dançam, improvisam e interagem com a plateia em um saboroso jogo cômico onde só há vencedores, pois todo mundo se diverte: público e elenco.
         Muito irreverentes e à vontade no palco, Guilherme Uzeda, Marcelo Augusto e Ricardo Arantes fazem o que querem com o público que se entrega totalmente às brincadeiras propostas. Cada um a seu estilo os três atores são muito bons, mas ao meu modo de ver, quem tem o melhor rendimento cênico e cômico é Ricardo Arantes com seu jeitão mais suave e (só) aparentemente menos engraçado.
        O palco nu é acrescido de imagens da cidade de São Paulo que em certos momentos tornam-se reverentes e acadêmicas contrapondo-se à irreverência do que está em cena. A direção musical, que retrabalha também de maneira irreverente as músicas de Adoniran, é de Pedro Paulo Bogossian.
        Teatro divertimento feito de maneira simples, honesta e profissional que é um grande alento nesses tempos de crise onde só nos resta rir!
        Creio que não propositalmente a irreverência chegou até à confecção do bilhete que ostenta o seguinte nome para o espetáculo: Los Bobos Lobos.
        LOS LOBOS BOBOS está em cartaz no Teatro da Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi só até o próximo fim de semana (28/02) no sábado às 20h e no domingo às 18h. Torçamos para que o divertido espetáculo reestreie em um teatro mais próximo e faça longa carreira, pois ele merece.



21/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário