quarta-feira, 29 de abril de 2015

VISITANDO O SR. GREEN


TEATRÃO SIM, E DAÍ?
 
 

        No ano 2000, sob a direção de Elias Andreato, Paulo Autran e Cassio Scapin representaram esta peça do norte americano Jeff Baron no Teatro Augusta. Com nova tradução de Rachel Ripani (a anterior era de Paulo Autran), a peça volta ao cartaz em nova roupagem desta vez dirigida por Cassio Scapin. Tenho boa lembrança da primeira montagem, mas a atual não fica nada a dever a ela desde a encenação até o trabalho dos dois intérpretes.
 
 
        O texto é bastante esquemático formado de pequenas cenas, cada uma delas mostrando uma visita que o jovem Ross faz ao Sr. Green por conta do cumprimento de pena a ele imposta por ter atropelado esse senhor. A sensação inicial de rejeição de ambas as partes vai se transformando em uma amizade aonde cada um deles vai revelando seus segredos e fraquezas criando conflitos que se resolvem com o happy end típico de textos comerciais norte americanos. Para que se obtenham bons resultados com esse tipo de texto é imprescindível que as interpretações sejam confiadas a bons e carismáticos atores e é exatamente o que acontece aqui.
 
 
        Após 12 anos de afastamento dos palcos é com muito prazer que testemunhamos a volta de Sergio Mamberti num papel feito sob medida para ele. Tirando partido de todas as nuances que a personagem oferece, Mamberti nos encanta e ao mesmo tempo nos irrita com as esquisitices e preconceitos do Sr. Green. Ao seu lado na peça e à sua altura no talento, Ricardo Gelli compõe Ross com muita propriedade, reafirmando-se como um dos melhores e mais versáteis atores da cena paulistana. A solidão -denominador comum das duas personagens- é de alguma maneira mitigada à medida que eles vão se conhecendo e aceitando um ao outro e os dois atores transmitem as emoções para o público que em muitos momentos tem que recorrer a um lenço para enxugar lágrimas que insistem em cair.
        Como produto de teatro comercial o acabamento do espetáculo é impecável desde os figurinos de Fabio Namatami, passando pela iluminação poética de Wagner Freire, pela trilha sonora de Daniel Maia que remete a canções judaicas e pelo cenário realista de Chris e Nilton Aizner formado pela sala de visitas do Sr. Green que tem ao fundo um sugestivo painel com a imagem difusa em azul do skyline novaiorquino.
        Este espetáculo é ótimo exemplo do que se acostumou a chamar de “bom teatrão”: texto palatável pelo grande público, mas de boa qualidade e tocando de leve em questões sociais (neste caso os preconceitos); direção correta e intérpretes que merecem a ida ao teatro. Palmas para Cassio Scapin, Sergio Mamberti e Ricardo Gelli!

        VISITANDO O SR. GREEN está em cartaz no Teatro Jaraguá às sextas (21h30), sábados (21h) e domingos (19h) até 19 de julho.

 

29/04/2015

       

3 comentários:

  1. queria tanto ter visto o com o paulo autran. vou tentar ver essa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Assisti a versão com Paulo Autran e Cassio Scapin e fiquei curiosa para ver a montagem atual.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o comentário, e como não assisti a primeira montagem com o Paulo Autran, vou conferir a atuação desses dois bons atores em breve. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir