quinta-feira, 5 de setembro de 2013

E POR FALAR EM TEATRO...




     No primeiro semestre deste ano , com a honrosa exceção de Cais ou Da Indiferença das Embarcações, tivemos uma temporada bastante fraca, marcada mais pela presença de bons espetáculos estrangeiros (Mãe Coragem/Pansuri com a excepcional atriz sul coreana Jaram Lee, Tanslunar Paradise da companhia inglesa Theatre Ad Infinitum e uma versão inusitada de Hamlet com os americanos do The Wooster Group). Dos espetáculos paulistanos cabe lembrar ainda do necessário Morro Como Um País da Kiwi Companhia de Teatro. Do Rio veio o curioso musical Quase Normal, dirigido por Tadeu Aguiar. E foi só!
     O segundo semestre em compensação vem nos oferecendo gratas surpresas, quase todas já comentadas neste blog:

     - AUSÊNCIA (produção carioca), com excepcional interpretação de Luís Melo.

     - HOTEL FUCK (produção gaúcha), grata surpresa apresentada apenas por três dias.

     - EU NÃO DAVA PRAQUILO , bela homenagem a Myrian Muniz com  Cassio Scapin, forte candidato aos prêmios de melhor ator do ano.

     - OPERAÇÃO TREM BALA, grato retorno de Naum Alves de Souza à autoria e à direção.

     - NOSSA CLASSE, peça polonesa dirigida por Zé Henrique de Paula, com um ótimo elenco jovem.

     - JACINTA (produção carioca), manjar dos deuses para quem ama o teatro. Presença iluminada de Andréa Beltrão.

     - CANTATA PARA UM BASTIDOR DE UTOPIAS, engajado espetáculo da Cia. do Tijolo, a partir de MARIANA PINEDA de Garcia Lorca.
 

     - BAÚ DE ARETHUZZA, projeto dos Fofos Encenam com direção de Fernando Neves, abrangendo diversas  formas de circo teatro (pantomima, vaudeville, melodrama, drama sacro e chanchada).
     E para fechar com chave de ouro o mês de agosto, tivemos a curta temporada de CACILDA!!! GLÓRIA NO TBC- CAPÍTULO 1, espetáculo de Zé Celso Martinez Corrêa com quase seis horas de duração de uma beleza ímpar e com todas as características dos espetáculos do grupo Oficina. Camila Mota e Sylvia Prado interpretam Cacilda com garra e talento. Muita emoção nessa homenagem a Cacilda e a também a Ruth Escobar, que infelizmente não tem mais condições de receber as ovações recebidas pelo público. O curioso é que cinco espetáculos em cartaz têm o teatro como tema (Eu Não Dava Praquilo, Jacinta, Cacilda!!!, Azul Resplendor, A Madrinha Embriagada). Abaixo publico algumas fotos de Cacilda!!! tiradas no espetáculo do último sábado (31 de agosto).
 
 
 

 
 
     E que os ventos continuem a soprar a favor do bom teatro. Nós, os espectadores, agradecemos.
 

 
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário