segunda-feira, 14 de maio de 2018

A PROFISSÃO DA SRA. WARREN



        A Sra. Warren é uma velha dama indigna que prosperou, e é feliz, exercendo a profissão mais antiga do mundo. Às custas dessa profissão educou à distância sua filha Vivie nas melhores escolas. Vivie é uma jovem extremamente pragmática e materialista, porém,   quando fica sabendo da origem do dinheiro que a educou, não aceita mais a mãe. Ambas têm argumentos que justificam seus atos e aí está a grandeza dessa peça de Bernard Shaw (1856-1950) escrita no final do século XIX com tema polêmico e proibido na época, que defende os direitos femininos de ter livre escolha; a peça vai além colocando em questão outros assuntos como a necessidade da arte, no embate entre Vivie e Praed, um cultor das artes. A peça originalmente tem quatro atos que nesta montagem de Marco Antônio Pâmio são apresentados em sequência (separados por suaves black outs) em ato único com duração de 1h40. A tradução é de Clara Carvalho e o programa não indica se houve supressão de cenas e/ou diálogos.
        Teatro de palavra muito bem captado por Pâmio que soube focar sua atenção no trabalho dos atores e trazendo a ação para os anos 1950. O elenco é ótimo: Sergio Mastropasqua representa o vilão da história Crofts (o único personagem para o qual Shaw dá um veredito), Mario Borges está ótimo como o bonachão Praed, o jovem Caetano O”Maihlan é uma boa surpresa como Frank e Cláudio Curi representa com dignidade o Reverendo Gardner. Karen Coelho defende a fria Vivie (vivida em 1960 por Fernanda Montenegro no Rio de Janeiro), enfrentando com brio e em pé de igualdade os diversos embates a que é submetida durante a ação da peça. E agora chega a vez da sempre talentosa Clara Carvalho! É bonito vê-la em papel que foge ao seu tipo físico e à sua elegância e delicadeza: a Sra Warren é uma pessoa simpática, mas é vulgar no modo de agir e de se vestir (haja vista seus vestidos rodados criados por Fabio Namatame e seu penteado) , e Clara a representa com todas as nuances necessárias à personagem.


        O cenário simples de Duda Arruk é prático e abriga os diversos ambientes em que se passa a peça. A trilha criada pelo talentoso Gregory Silvar desta vez parece deslocada daquilo que texto e encenação se propõem.

        A PROFISSÃO DA SRA. WARREN está em cartaz no MASP às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h até 01/07.

        14/05/2018

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário