quinta-feira, 1 de março de 2018

BRINCANDO EM CIMA DAQUILO OUTRA VEZ


        Roberto Vignati é o encenador brasileiro que mais encenou o Premio Nobel de Literatura, Dario Fo (1926-2016) por aqui. Em 1984 realizou uma montagem memorável com Marília Pêra com o título de Brincando Em Cima Daquilo composta de cinco cenas escritas por Dario Fo e sua esposa Franca Rame (1929-2013) sobre a violência com a mulher. Segundo Vignati o casal escreveu mais de 25 cenas sobre esse tema e agora ele retoma esse material escolhendo três cenas interpretadas pela atriz Nina Rocha.
        Ri-se menos nessa montagem em relação àquela de 1984. Os tempos são outros: Mais duros e sem perspectivas. Naquela época, apesar de tudo e de todos os malefícios deixados pela ditadura militar que, dizem, tinha acabado, ainda havia esperança de dias melhores com homens mais justos no poder. Trinta e quatro anos depois vejam a que ponto este país chegou! Mas isso é outra história!
        Tive o prazer de assistir ao primeiro ensaio aberto dessa nova montagem. Duas das cenas oscilam entre a comédia e a quase tragédia numa dosagem perfeita do diretor e equilibrada pela perfeita trilha sonora, sendo que na primeira cena os sons praticamente regem os movimentos da atriz em uma coreografia altamente sofisticada (marca registrada de Vignati). A cena intermediária tem alta carga dramática com a descrição do estupro por voz gravada, enquanto a atriz reproduz com gestos faciais o horror da situação.

Nina Rocha e Roberto Vignati

        Nina Rocha revela potencial para as várias personagens que interpreta. Com a repetição dos ensaios em presença de público, ela vai achar o ponto e as movimentações certas para a harmonia almejada pelo exigente diretor.
        Vale a pena conferir o nascimento dessa importante montagem nos ensaios abertos que ocorrem na Oficina Cultural Oswald de Andrade nesta quinta (01/03) e sexta (02/03) às 20h e no sábado (03/03) às 18h. Entrada gratuita.

01/03/2018



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário