terça-feira, 8 de agosto de 2017

CÉLIA HELENA




        Com seu olhar melancólico, seu corpo esguio, seu belo rosto e sua voz personalíssima Célia Helena iluminou a cena paulistana por quatro décadas desde sua estreia em São Paulo em 1955 (ela havia feito Inimigos Íntimos em 1953 no Rio de Janeiro) com Os Três Maridos de Madame até 1992 em sua última aparição no teatro com Luar em Preto e Branco onde contracenava com Raul Cortez. Não assisti a nenhuma dessas duas montagens, mas tive a oportunidade de admirá-la muitas vezes a partir de 1964 quando a vi como a Tatiana de Pequenos Burgueses no Teatro Oficina. Foram muitas as emoções com suas interpretações viscerais e cheias de talento e de emoção, atingindo o auge, no meu ponto de vista, com a Magra na peça Pano de Boca de Fauzi Arap em 1976. No ano seguinte, a atriz inaugurou o Teatro Célia Helena e sua escola de teatro que passou a ocupar cada vez mais o seu tempo até o triste desaparecimento em 1997, após longa enfermidade.


1963 - Pequenos Burgueses

1976 - Pano de Boca

        A atriz também fez cinema e televisão, mas apesar de efêmero na forma, o teatro é a arte que melhor guarda na memória a sua presença.


        O ano de 2017 marca os 20 anos da morte da atriz e os 40 anos do surgimento do Teatro Escola que leva seu nome e hoje é administrado por sua filha Ligia Cortez. Datas redondas são apenas datas, mas servem para nos fazer lembrar e assim não deixar cair no esquecimento grandes nomes do nosso teatro, assim como seus principais trabalhos e, neste caso, empreendimentos como o Teatro Escola que de cursos profissionalizantes de teatro passou a Escola Superior de Artes com cursos de graduação e pós-graduação em artes cênicas, tendo formado muitos profissionais que hoje estão nos nossos palcos.
        Fica aqui o registro das saudades de Célia Helena (13/03/1936-29/03/1997) e do seu grande talento. 


               Nydia Licia, outra grande atriz de nossos palcos e colaboradora no Teatro Escola, escreveu um belo livro sobre Célia Helena intitulado Uma Atriz Visceral (Imprensa Oficial, 2010).  O volume é repleto de fotos e contém a lista completa de peças, filmes e novelas estrelados pela atriz.

08/08/2017
         


Um comentário:

  1. Sou irmã da Célia e fico muito grata por sua lembrança.
    Ela deixou um legado na educação, usando o teatro para formação de jovens, além de suas maravilhosas interpretações.

    ResponderExcluir