quarta-feira, 15 de março de 2017

4ª MITsp- ABERTURA




NOITE HISTÓRICA DE ABERTURA da 4ª MITsp NO THEATRO MUNICIPAL

        No icônico espaço de cultura que é o nosso Theatro Municipal teve lugar a abertura da 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Tendo a atriz Georgette Fadel como mestre de cerimônias o evento foi bem enquanto discursaram Guilherme Marques, um dos organizadores do evento junto com Antonio Araújo; Eduardo Saron, diretor do Instituto Itaú Cultural e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. A situação começou a esquentar quando foi chamada a representante da Secretaria Municipal da Cultura. Debaixo de muitas vaias e ao som de “Descongela a Cultura” a moça conseguiu fazer os seus agradecimentos,  no mesmo clima o representante da Secretaria Estadual da Cultura disse o seu obrigado, mas a situação pegou fogo quando foi chamada a representante do Ministério da Cultura; ao som de muitas vaias e de “Fora Temer” ela quis enfrentar o público e então o teatro parecia que ia vir abaixo, houve ainda a infeliz interferência de uma representante da Funarte que só fez aumentar a fúria dos presentes. Foi uma gloriosa manifestação da indignação que pesa em cada um de nós com os descalabros desse governo que diz nos representar. É claro que os ocupantes desses cargos não compareceram mandando esses representantes para serem devorados como boi que cai em rio habitado por furiosas piranhas.




        Após intervalo de dez minutos para acalmar os ânimos, teve início Avante, Marche (que título significativo!) da companhia belga lês ballets C de la B/NTGent. Misturando teatro, dança, música e o virtuosismo do ator Wim Opbrouck a peça faz uma alegoria da sociedade contemporânea por meio das relações de membros de uma orquestra de sopros (algo semelhante ao memorável filme de Fellini, Ensaio de Orquestra). Elenco afinado que canta, toca, dança e representa muito bem. A encenação conta com a participação de músicos brasileiros.


        Nos agradecimentos os músicos brasileiros levantaram uma faixa com os dizeres “SOS BANDA SINFÔNICA” (a banda foi desfeita pelo governo do Estado). A seguir várias pessoas subiram ao palco com faixas: “Cultura não congela, Teatro não se fecha”, “Fomento é direito, queremos respeito”, “Descongela a cultura já!”, sob os aplausos do público.
        E assim essa noite tão significativa para a nossa cultura transformou-se em importante manifestação política cuja repercussão espera-se que ultrapasse o vale do Anhangabaú.

        Obrigado Tó e Guilherme por nos proporcionar a 4ª Mitsp.

        Em tempo: Guilherme Marques informou as datas de realização da 5ª MITsp: de 01 a 11 de março de 2018. EVOÉ!


15/03/2017 

Um comentário:

  1. Caraca em? queria estar ai para observar o espetáculo... curto suas matearia aqui no blog!!! os espetáculo cada vez melhores.
    show de bola em zé cetra.

    ResponderExcluir