terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A ORAÇÃO de FERNANDO ARRABAL



GENEROSIDADE E DELICADEZA EM UMA ATITUDE FORA DE SEU TEMPO

       A companhia Los Puercos com direção do jovem encenador Luiz Campos buscava um texto que de alguma maneira dialogasse com a caótica realidade do Brasil atual. Após muitas pesquisas encontraram nas falas e atitudes das personagens Lilibé e Fídio da peça curta A Oração escrita pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal (1932) aquilo que queriam transmitir ao público. Sem apoio de nenhuma lei de incentivo o grupo deparou-se com o fantasma do pagamento de direitos autorais.
       Temeroso, mas munido de coragem Campos enviou email para Arrabal solicitando a liberação dos direitos para a montagem brasileira. Em gesto muito destoante dessa época de ganância e individualismo em que vivemos, Arrabal não só cedeu os direitos como está ajudando a divulgar o espetáculo nas redes sociais. Ao saber da falta de meios financeiros do grupo, ele com humor respondeu: “yo tampoco tengo ahora, ni tenia entonces dinero cuando escribi Oración”. Reproduzo abaixo o bem humorado documento que o dramaturgo enviou ao grupo autorizando a montagem.


       A ORAÇÃO estreia no dia 16 de janeiro na Oficina Cultural Oswald de Andrade tendo Giovanna Marcomini como Fídio e Nathalia Nigro como Lílibe. A direção é de Luiz Campos. A peça fica em cartaz até 14 de fevereiro sempre às segundas e terças às 20h. O ingresso é gratuito.


       Trata-se de montagem que vem revestida de gesto de delicadeza e generosidade do autor e que tem a responsabilidade de fazer jus a essa bela atitude. Estaremos lá para conferir.

       Sucesso para Los Puercos!

03/01/2017



Um comentário:

  1. Que maravilha a autorização do autor Fernando Arrabal. Sugira ao diretor que grave um espetáculo para enviar ao autor.

    ResponderExcluir