quarta-feira, 30 de novembro de 2016

EPÍSTOLA.40 – carta des(armada) aos atiradores


        O texto de Rudinei Borges trata de assuntos sociais bastante sérios como a chegada de migrantes nordestinos na desumana cidade grande, a procura de um lugar para morar, as constantes ações de despejo dos barracos onde vivem de maneira precária e até a perda de entes queridos nos confrontos com a truculência da polícia. Como já fizera em Dezuó, o dramaturgo trata esses temas de maneira poética com frases de linguagem sofisticada que remetem ao grande Guimarães Rosa. Há muita poesia na prosa de Borges. O texto se inspira em A Hora da Estrela de Clarice Lispector, no Primeiro Livro de Macabeus e, principalmente, nos relatos das moradoras da comunidade do Boqueirão situada na zona sul da cidade.
        Telumi Hellen assina a simples e criativa cenografia que conta com objetos de cena manipulados pelos atores e que criam belas cenas de conjunto como aquela da chegada em São Paulo. Edgar Castro dirige o todo criando, com o auxílio da iluminação ocre de Felipe Boquimpani, bela harmonia entre o espaço cênico e os atores
        Daniela Evelise é presença marcante como a protagonista Macabéa que, como sua homônima no livro de Clarice Lispector, datilografa (neste caso, as cartas dos parentes). Dona de vigoroso físico e doce voz, suas falas e as intervenções quando repete a última palavra do que alguém está lhe ditando estão entre os melhores momentos do espetáculo. Inesquecível também a cena do aprendizado da datilografia, após receber a máquina do pai, que segundo ele pertenceu ao Frei Damião. A personagem do menino Auarã, filho de Macabéa, é defendida com sensibilidade por Dionizio Cosme do Apodi. Completam o bom elenco: Alexandre Ganico (Judas, o pai), Andrea Aparecida Cavinato (Nazara, a mãe) e Heitor Vallim (Misael, o irmão).


        O autor soube dosar os fatos narrados com aqueles com ação dialógica e este equilíbrio dinamiza o espetáculo. Após Dezuó, Epístola.40 reafirma o talento dramatúrgico/poético de Rudinei Borges.
        Dignos de nota o bem elaborado programa e o livro com o texto da peça (Editora Lamparina Luminosa) que são distribuídos gratuitamente aos espectadores.
        EPÍSTOLA.40 está em cartaz na Sede Luz do Faroeste até 12 de dezembro: Segundas, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h.

30/11/2016
       
       

        

Um comentário:

  1. Vou tentar assistir. Tenho um filho de 14 anos, vc acha propria pra esta idade?

    ResponderExcluir