quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CACHORRO ENTERRADO VIVO


       Ao que me consta os palcos paulistanos já se beneficiaram da dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho pelo menos três vezes: com Renato Russo (2006), com a impactante Por Uma Vida Menos Ordinária (2007) e com Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas (2012). Ousada e corajosa tanto na forma como no conteúdo de suas peças eis que Daniela retorna a São Paulo com Cachorro Enterrado Vivo, espetáculo oriundo de Belo Horizonte.
       A peça trata do que há de mais animalesco no homem e do que podemos chamar de “humanidade” em um cachorro, mostrando esse cão numa situação limite de abandono ocasionado pela ação de dois homens: um que, desesperado pelo sumiço da mulher que ama, trata de abandonar o cachorro de estimação da companheira e outro que apenas vai executar o serviço a troco de algum dinheiro.


       O encenador (Marcelo do Vale) situa a ação em cenário (de Cícero Miranda) de ar sombrio e abandonado com dejetos humanos e animais espalhados por todo o espaço.
       A encenação é toda focada no ator que representa o cachorro Paulo César, o homem abandonado Paulo Vitor e o “prestador do serviço”. O ator mineiro Leonardo Fernandes tem interpretação não menos que vigorosa. As principais “armas” que ele usa para interpretar o cão são a respiração e as expressões faciais que estão parcialmente escondidas por bandagens no olhar canino. Sua caracterização resulta impressionante, fazendo remeter a outro impactante trabalho realizado por Henrique Schafer em 2005 (O Porco) e também a Ryszard Cieslak, o emblemático ator de Grotowski. Quando se transmuta em gente, Leonardo demonstra sua versatilidade como ator. Crédito importante deve ser dado a Eliatrice Gischewski que fez a preparação corporal do ator. Seu belíssimo trabalho vem se juntar a uma lista de grandes trabalhos masculinos apresentados em São Paulo no ano de 2016.


       A conclusão que se chega é que realmente o ser humano é um animal. Racional que seja, mas animal! E o cão?
       CACHORRO ENTERRADO VIVO está em cartaz na SP Escola de Teatro aos sábados, domingos e segundas sempre às 21h até 26/09.
Espetáculo imperdível pelo tema tratado e pela impressionante composição de Leonardo Fernandes.

       Fotos de Lia Soares e Suzana Latini.

17/08/2016

Um comentário: