quarta-feira, 11 de maio de 2016

SOLIDÃO NO FUNDO DA AGULHA


        Estreou em 10/05/2016 no Teatro Eva Herz o espetáculo em que Ignácio de Loyola Brandão rememora passagens de sua vida que foram marcadas por canções que na cena são interpretadas pela sua bela filha Rita Gullo acompanhada ao violão por Edson Alves. A direção cênica e a iluminação são assinadas por Marcelo Lazzaratto.
        Durante pouco mais de uma hora o escritor nos delicia com histórias que envolvem antigos professores, aulas de canto orfeônico, exames orais no curso científico, o famoso strip tease de Rita Hayworth no filme Gilda, senhoras bordadeiras, sorveterias e docerias de Araraquara; coisas e fatos, muitos deles, desconhecidos das gerações atuais, mas que enterneceram e fizeram a alegria de todos os presentes: os contemporâneos de Brandão e os jovens.

Foto de Kyra Piscitelli

        Ao final do espetáculo tive a chance de conversar com o escritor e ler trecho do meu livro que reproduzo a seguir: “Durante os ensaios no Arena (1963), tomei contato com um texto que mexeu comigo, sobre uma tal Guiomar. Fiquei tão impressionado que copiei integralmente o mesmo (tenho esses papeis amarelados até hoje). Anos mais tarde, descobri que o texto era um trecho de um dos primeiros romances de Ignácio de Loyola Brandão, um ilustre desconhecido naquela época”. A seguir lhe mostrei as tais folhas amareladas, das quais reproduzo abaixo a primeira página.


        Talvez mais um “causo” para a rica coleção do agora muito ilustre  e conhecido autor.


        SOLIDÃO NO FUNDO DA AGULHA está em cartaz no Teatro Eva Herz às terças feiras às 21h até 26/07. IMPERDÌVEL para pessoas sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário