quinta-feira, 12 de maio de 2016

ENTRE VÃOS


O SALTO DO DRAMATURGO VICTOR NÓVOA e da DIGNA COMPANHIA

                Conheci o grupo e a dramaturgia de Victor Nóvoa com o espetáculo Quase Memória no ano de 2012; tratava-se de obra de teatro-dança bastante delicada ilustrando fases da vida por meio de ações e objetos. No mesmo ano assisti ao infantil Bolo de Lobo. Em 2014 o autor nos surpreendeu com o forte cunho social de Condomínio Nova Era; na época escrevi sobre a dramaturgia dessa obra: “A prosa de Nóvoa literalmente tira poesia de escombros, seu linguajar é duro, às vezes cruel, mas não perde a ternura nem a compaixão pelas suas criaturas, compaixão esta que se materializa em Maria, a personagem melhor estruturada da trama. Sente-se falta da mesma consistência nas demais personagens que parecem não ter passado e só existir a partir da eminência da invasão do prédio Nova Era...”
        E eis que em 2016 o grupo nos oferece Entre Vãos voltando ao tema dos desabrigados de seus espaços por conta da especulação imobiliária. Aqui se trata de três pessoas que foram despejadas do Edifício São Vito que foi demolido em 2011. Cada uma delas vive como pode em cômodos espalhados pela cidade e sempre com a sombra de serem novamente desalojadas, sombra esta materializada pela presença de uma quarta personagem chamada Walquiria.
        O achado dramatúrgico é que as três histórias acontecem simultaneamente e que o público só poderá saber a relação entre as quatro personagens se assistir a todas elas. Pode-se usufruir individualmente de cada uma, mas a fruição só se completa ao se perceber a relação entre elas, no melhor estilo dos roteiros do cineasta Robert Altman. Esse trabalho representa um grande salto positivo na carreira do dramaturgo Victor Nóvoa. Falar mais sobre as tramas que envolvem Dona Anjo, a balconista da paleteria La Puta Madre,o livreiro e Walquiria seria estragar o prazer do espectador em juntar os dados desse criativo quebra cabeças dramatúrgico. Munidos de fone de ouvido os espectadores ouvem questões na viagem de metrô que o fazem relacionar este ou aquele passageiro real com a personagem de ficção que ele está acompanhando.
        As histórias acontecem ao mesmo tempo, cada uma tem percurso a pé e viagem de metrô e precisam terminar ao mesmo tempo nos vãos da Estação Sé. Para cuidar de todos esses elementos o grupo chamou o encenador Luiz Fernando Marques do Grupo XIX de Teatro que realizou trabalho primoroso não só na direção de cada cena, mas também na orquestração da logística complexa que envolve o espetáculo; neste último caso o grupo contou com a parceria do coletivo Um Cafofo que faz uso de tecnologia em suas obras artísticas.


        A cenografia de Marisa Bentivegna ilustra de maneira bastante significativa cada um dos ambientes: a casa de Dona Anjo na Barra Funda, a paleteria na Santa Cecília e o sebo no Centro. Também digna de nota é a trilha sonora composta por Carlos Zimbher, a qual se ouve durante o percurso a pé e na viagem de metrô.
        O trabalho dos atores é primoroso exigindo boa dose de improvisação uma vez que suas cenas são apresentadas em pequenos espaços com apenas 15 espectadores que são convidados a interagirem com a ação. A sofrida Dona Anjo tem momento especial da sensível Helena Cardoso; Laís Marques vive com muita emoção e intensidade a balconista grávida e Plínio Soares empresta dignidade ao seu decadente livreiro. E quanto a Ana Vitória Bella? Ela surge explosiva e com muita energia em momentos diferentes de cada história e para tanto percorre a cidade na garupa de uma moto, enfrentando trânsito, acidentes e até a polícia.

O grupo de criação do espetáculo

        Entre Vãos é espetáculo que precisa ser descoberto não só por sua originalidade, mas também por tocar em problemas socialmente importantes e urgentes. E não custa repetir: apesar de cada história se bastar, o prazer só será completo ao se assistir às três e se descobrir a relação entre elas.
        Em cartaz aos sábados e segundas feiras às 15h.
        Informações: www.adigna.com/entrevaos e telefone: (11)98846-6080.


12/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário