quinta-feira, 21 de abril de 2016

AS SOMBRAS DE DOM CASMURRO


        É sempre lastimável assistir a um bom espetáculo no último dia de sua apresentação, compartilhar o entusiasmo com a obra numa matéria, mas não poder recomendá-lo, pois já saiu de cartaz. Foi essa a minha sensação ao sair do Sesc Ipiranga em 20/04, último dia da apresentação de As Sombras de Dom Casmurro no teatro daquela unidade, mas a notícia da continuidade da temporada em outro teatro torna mais útil esta matéria elogiosa a tão belo trabalho.
        Ciente da diferença entre escrever para ser lido e escrever para ser encenado Toni Brandão realizou adaptação teatral da obra prima de Machado Assis respeitosa e fiel ao original, mas também muito zelosa em respeitar as regras teatrais.
        Fortemente apoiada na criativa iluminação de César Pivetti, no simples, mas eficiente cenário de Duda Arruk e Márcio Macena e na interpretação de Marcos Damigo; Débora Dubois realiza um dos seus melhores trabalhos: simples na aparência, mas altamente sofisticado na concepção.
        A bela iluminação cria cores que definem os tempos da ação e também os sentimentos de Dom Casmurro (seus ataques de ciúmes, por exemplo, são sempre banhados por iluminação lilás) e ajuda, em conjunto com alguns objetos de cena, a criar personagens como Capitu, Escobar e Ezequiel. Tratando-se de trabalho onde um único ator interpreta várias personagens esse recurso revelou-se criativo e revelador: as cenas dos diálogos entre Bentinho e Capitu onde um facho de luz nas mãos do ator e uma leve variação na voz deste revelam que é ela que está falando são belas e extremamente teatrais.
        De nada valeria todos esses recursos se não houvesse um ator à altura e Marcos Damigo dá conta de todas as personagens com muita versatilidade, valendo-se de mudar a postura corporal apenas para fazer o agregado José Dias, a meu ver, a concepção de personagem mais fraca da montagem, perante a riqueza e sutileza das outras. É gratificante assistir ao seu trabalho que se soma a vários outros excelentes monólogos surgidos na atual temporada.
        Espetáculo de tal qualidade ficou em cartaz apenas por um mês e só às quartas feiras com sessões educativas às 14h30 e noturnas às 20h e merece uma segunda temporada onde o boca a boca fará muito por ele. Essa temporada ocorre no Teatro Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi de 07 a 29 de maio, aos sábados às 20h e aos domingos às 18h. NÃO FAÇA COMO EU E NÃO DEIXE PARA O ÚLTIMO DIA!

21/04/2016

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário