domingo, 7 de fevereiro de 2016

DADESORDEMQUENÃOANDASÓ



        A peça do escocês Davey Anderson que no original se intitula Clutter Keeps Company, algo próximo a A Desordem Garante a Companhia recebeu do tradutor Caio Badner o curioso título de Dadesordemquenãoandasó, grafado sem a separação das palavras e está em cartaz no Viga Espaço Cênico numa parceria entre as companhias Provisório-Definitivo e Artera de Teatro numa montagem assinada por Carlos Baldim. Trata-se de texto com linguagem fluida e contemporânea onde as longas rubricas que narram boa parte da ação são ditas pelos atores/narradores.
        A direção de Carlos Baldim acompanha as intenções do texto oferecendo uma encenação limpa (com um mínimo de cenário) e uma precisa coreografia da movimentação dos atores. Espetáculo altamente imagético que apenas com a interpretação dos atores e poucos objetos de cena permite ao público visualizar a casa do garoto Stevie, o parque de diversões e aquela cena que é o ponto alto da peça: a perseguição no trem fantasma.


        O elenco é bastante afinado e a peça permite bons momentos de cada um deles. Uma curiosidade: ao ler a sinopse da peça imaginei que o ator Pedro Guilherme faria o papel do garoto Stevie, mas eis que o encontro com barba e cabelos longos interpretando uma personagem adulta, deixando o papel do rapaz para Ricardo Corrêa. Entre as intérpretes femininas não há como não destacar Paula Arruda como a garota Gema. Com exceção do garoto, todos os outros os atores, além de interpretarem várias personagens, também narram boa parte das ações alcançando ótimo equilíbrio entre as duas linguagens.
        DADESORDEMQUENÃOANDASÓ é espetáculo gostoso de ver e não vai aí nenhum sentido pejorativo. É gostoso porque trata de assuntos sérios como solidão, carência afetiva, individualismo e falta de comunicação de forma suave, mas contundente.
        Nota especial para a bela trilha sonora de Dan Maia que se insinua durante todo o transcorrer da peça e se impõe ao final.
        Até 11 de fevereiro a peça está em cartaz às quartas e quintas feiras às 21h. A partir de 20 de fevereiro e até 28 de março a peça terá novos horários: Sábados e segundas às 21h e domingos às 19h.


07/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário