quinta-feira, 13 de agosto de 2015

DOIS VILÕES SHAKESPEARIANOS


SHAKESPEARE (1564-1616)
 
         A partir desta semana duas das mais cruéis personagens shakespearianas desfilam suas vilanias no palco da Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso. Enquanto às terças e quartas Iago destrói a relação e a vida de Otelo e Desdêmona envenenando o pensamento do primeiro com os sentimentos da dúvida e do ciúme, Ricardo III de quinta a domingo assassina parentes, amigos e inimigos com sua fome de poder. Muito feliz essa ideia dos programadores da sala em reunir essas duas obras de Shakespeare em um mini festival de maldades.
 
 

         OTELO – Escrita entre 1604 e 1605 esta tragédia é considerada uma das obras primas do bardo inglês. Tudo se ajusta e tudo conflui para o triste final, mesmo que o espectador, de antemão conhecedor do desfecho, sempre torça para que Otelo mande Iago às favas e seja feliz com sua inocente e bela esposa.
         A encenação de Debora Dubois é esteticamente muito bonita em especial nas cenas inicial e final que provocam grande impacto visual. A tradução de Maria Silvia Betti (a mesma utilizada pelo Grupo Folias em 2003) é bastante feliz, usando linguagem coloquial com direito a muitos palavrões, mas sem absolutamente perder a essência e a elegância do original.
         A trilha sonora executada ao vivo é muito boa, mas em certos momentos encobre o falar dos atores por estar em volume muito alto. Outro senão é a inclusão de canções do repertório popular extremamente conhecidas no contexto onde foram criadas e que causam um estranhamento prejudicial ao acompanhamento da trama.
         Nesta peça o verdadeiro protagonista não é aquele que lhe dá título, mas o diabólico Iago que se valendo do seu ódio por Otelo - provocado pelos fatos de ambicionar o posto de Cássio e de desconfiar que Emília, sua esposa, o tenha traído com o mouro – tece uma verdadeira teia para destruir seu superior. Rafael Maia desincumbe-se com naturalidade e talento da tarefa recheando as ações da personagem com ironia, perversidade e buscando a adesão do público quando se dirige diretamente a ele. Titubeante e discursivo nas primeiras cenas Samuel de Assis ao longo da ação faz a personagem tomar corpo, e é um belo e vigoroso Otelo. Mel Lisboa está correta como Desdêmona e Yael Pecarovich tem um tocante momento dramático na cena final. Elenco de apoio integrado e harmonioso.
         Em cartaz de 11/08 a 09/09. Terça e quarta às 20h.
 
 

         RICARDO III – Classificada como drama histórico, esta obra é uma das primeiras (1592-1593) de Shakespeare. As perversidades deste homem já lotaram o auditório do Sesc Vila Mariana nos meses de abril e maio deste ano e agora voltam para esta temporada no Sérgio Cardoso. Dirigida por Sergio Módena e com interpretação antológica de Gustavo Gasparani a encenação foi alvo de matéria deste blog na época.



 
         Em cartaz de 14/08 a 13/09. Sexta e sábado às 20h. Domingo às 19h.

 

13/08/2015

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário