segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

OS ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS TRAZIDOS PELO SESC ou O QUE A RUTH ESCOBAR TEM A VER COM ISSO?



                Até 1974 os espetáculos internacionais de teatro que chegavam a São Paulo eram incipientes e esporádicos. Naquele ano a sempre batalhadora Ruth Escobar lutando contra a burocracia e a censura dominantes em plena ditadura militar realiza o I FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO, trazendo de uma só vez Núria Espert com a belíssima  Yerma dirigida por Victor Garcia, o grupo A Comuna de Portugal e aquele que seria o grande impacto para o público paulistano e que marcaria toda uma geração de artistas brasileiros: Vida e Época de Dave Clark, espetáculo com 12 horas de duração dirigido por Bob Wilson. Seguiram-se os Festivais de 1976, 1981, 1994 (a partir deste ano o evento passou a chamar-se Festival Internacional de Artes Cênicas –FIAC-), 1995, 1996, 1998 e 1999; sempre envolvidos em muita polêmica e em espetáculos de alto nível artístico. No penúltimo desses festivais, Ruth Escobar escreveu no catálogo: “Este será, possivelmente, o último Festival que pessoalmente promovo, e agradeço a todos aqueles que me ajudaram nestes últimos anos, a realizá-lo. Agradeço particularmente a parceria do Sesc, co-realizador dos três últimos FIACs, em especial a colaboração do Professor Danilo Miranda. Será fundamental para São Paulo que o Serviço Social do Comércio, que tem dedicado parte extremamente relevante do seu trabalho ao incentivo das manifestações artísticas, tornando-se uma extensão do Ministério da Cultura, dê continuidade à promoção dessa atividade”. Ruth ainda realizou o oitavo e derradeiro FIAC em 1999 voltado à cultura cigana. Danilo Miranda e o Sesc não deram continuidade aos festivais, mas foram os verdadeiros herdeiros de Ruth no que se refere a trazer para o Brasil aquilo que de mais importante acontece nos teatros do mundo.

1976
1981
1994
1995
1996
1998
1999
 
                A partir do ano 2000 por meio do Sesc tivemos acesso aos espetáculos do Théâtre du Soleil (construiu-se no Sesc Belenzinho uma réplica da sede do grupo na Cartoucherie de Vincennes em Paris para receber as encenações de Ariane Mnouchkine), de Peter Brook, do Odin Theatre de Eugenio Barba , de Bob Wilson e do Berliner Ensemble,  só para ficar com os mais famosos.

Os Náufragos da Louca Esperança - Théâtre du Soleil - Sesc Belenzinho - 2011
 

                O Sesc abriu o ano de 2014 sendo um dos co-realizadores da 1ª Mostra  Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) , evento idealizado por Guilherme Marques e Antonio Araújo que esperemos se torne o filho legítimo dos festivais de Ruth Escobar. Realizou também a Mirada- Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, onde se apresentaram 40 produções de 12 países. Trouxe a São Paulo alguns trabalhos apresentados no Festival de Curitiba como o empolgante A Violação de Lucrécia com a atriz/cantora irlandesa Camille O’Sullivan. Completando a lista tivemos The Old Woman, espetáculo dirigido por Bob Wilson com as presenças marcantes de Willem DaFoe e Mikhail Baryshnikov, o grupo canadense ExMachina de Robert Lepage com Jogos de Cartas, o despojado Hamlet com o Globe Theatre e fechando com chave de ouro o ano, dentro do Festival Sesc de Música de Câmara, aquele que se revelou como um dos melhores espetáculos apresentados em São Paulo nos últimos tempos: o teatro-música Songs of Lear com o grupo polonês Song of the Goat Theater. Querer mais é ser guloso!

Songs of Lear - Song of the Goat Theater - Sesc Belenzinho - 2014
 
                Normalmente esses eventos vêm acompanhados de atividades formativas com oficinas e encontros entre os artistas estrangeiros e brasileiros o que os tornam ainda mais enriquecedores.
                Ao escrever esta matéria penso como Ruth Escobar ficaria feliz em sentir o gosto do fruto de seu trabalho corajoso e inovador e me vem à mente o final da canção Aos Nossos Filhos de Ivan Lins e Vitor Martins:


                Quando brotarem as flores
                Quando crescerem as matas
                Quando colherem os frutos
                Digam o gosto pra mim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário