sábado, 8 de novembro de 2014

PETER EM FÚRIA


 
         O entusiasmo com que o diretor William Costa Lima fala do coletivo O Pequeno Teatro de Torneado é contagiante. A maneira como ele recebe o público e convida a todos para compartilharem o espetáculo que vai ser apresentado é um grande exemplo de acolhimento que deveria ser seguido por todos aqueles que fazem teatro. Quando fui jurado do prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro em 2012 dei uma sugestão (que não foi aceita) para se criar uma categoria de prêmio de acolhimento. Se existisse tal prêmio, William seria um forte candidato a ele.
         Neste ano tive a oportunidade de assistir a dois espetáculos de O Pequeno Teatro de Torneado: o intimista O Girador e agora o épico Peter em Fúria; dois trabalhos bastante distintos, mas ambos de muita qualidade.
         Em um documentário sobre Peter em Fúria, William Costa Lima comenta que em muitos lugares da periferia muitas crianças não crescem porque morrem antes. Não têm a opção de Peter Pan de não querer crescer, elas simplesmente não podem crescer porque morrem subnutridas ou assassinadas antes de atingir a idade adulta. Esse é o mote principal da peça inspirada em Peter e Wendy escrita em 1904 pelo inglês J. M. Barrie (1860-1937). A ação foi transposta para uma favela num bairro periférico da cidade de São Paulo e o que era conto de fadas virou a crua realidade: logo no início Peter mata a tiros um colega da comunidade sob a vista de outros companheiros que parecem curtir o fato.
         A peça apresenta vários núcleos e personagens que em dado momento tornam a situação confusa. Ao meu modo de ver seria interessante dar uma “enxugada” no texto, para torná-lo mais claro para o público a que se destina.
         O elenco composto por quase trinta jovens oriundos de todos os cantos da cidade respondem ao entusiasmo de seu diretor em igual intensidade. Atuam com as emoções à flor da pele como se aquele fosse o último dia de suas vidas. Cá ou lá se pode notar alguma deficiência interpretativa, mas nada que comprometa o resultado final. Pelo destaque de suas personagens, cabe salientar as presenças de Pablo Juan (Peter), Aguida Aguiar (Sininho), Higor Moura (João) e de Júlia Calderoni que desempenha a mãe do rapaz que Peter matou e que é responsável pelo pungente monólogo quase ao final da peça quando lança uma maldição sobre Peter.
         Ponto alto do espetáculo é a trilha composta por William e Bruno Lourenço, este último também responsável pela direção musical. As canções são interpretadas ao vivo pelo afinadíssimo elenco.
         Peter Pan é trabalho digno feito por jovens comprometidos com a realidade em que vivemos e merece ser prestigiado por quem acredita num teatro além do mero entretenimento.

         ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES no Espaço Redimunho: 16/11 e 22/11 às 17h e 25/11 às 20h (apresentação fechada para convidados e imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário