quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O HOMEM DE LA MANCHA


 
         Após 42 anos esta peça de Dale Wasserman, depois convertida em musical com músicas de Mitch Leigh e letras de Joe Darion volta a ser montada no Brasil. A primeira montagem brasileira dirigida por Flávio Rangel data de 1972 e tinha Paulo Autran e Bibi Ferreira nos principais papéis.
 
Capa do programa da montagem de 1972

         A transposição da ação de uma prisão da época da inquisição espanhola para um manicômio brasileiro da década de 1930 permitiu ao encenador Miguel Falabella não só se apropriar do universo de Bispo do Rosário nos cenários e figurinos como também se inspirar na montagem de Marat Sade de Peter Brook (encenada em São Paulo por Ademar Guerra em 1967) no que diz respeito à circulação dos loucos pelo espaço cênico. A encenação resulta num dos melhores musicais produzidos em São Paulo nos últimos anos com soluções cênicas bastante originais e bonitas como, por exemplo, a luta com os moinhos de vento, as movimentações das escadas e a cena de Quixote diante do espelho.
 
Foto de Rose Nagib
 
         Com physique du rôle perfeito para Cervantes/D.Quixote e interpretação e voz poderosas, Cleto Baccic domina o espetáculo e é muito bem secundado por Jorge Maya, um hilário Sancho Pança ; por Sara Sarres, que compensa alguns deslizes na voz pela beleza e forte presença cênica e Guilherme Sant’Anna que apesar de alguns trejeitos exagerados compõe com vigor o Governador, alter ego do próprio Bispo do Rosário.Nos papéis secundários cabe destacar a voz de Ivan Parente como o Padre.
 
Foto de Rose Nagib
 

         Lutar com todas as forças por uma causa, mesmo que aparentemente utópica é a bela mensagem da peça e ela pode ser resumida na letra da canção Sonho Impossível, interpretada por Cleto Baccic num dos momentos mais fortes e comoventes do espetáculo.
         Numa época onde impera o individualismo, a alienação e o comodismo O Homem de la Mancha chega em boa hora levando-se em conta que é um espetáculo de fácil assimilação, com acabamento de alto nível e  apresentado gratuitamente no Teatro do Sesi que é frequentado por público pouco acostumado à linguagem teatral. Pela reação calorosa ao final da peça no dia em que assisti o objetivo está plenamente alcançado.

         O Homem de la Mancha está em cartaz no Teatro do Sesi na Avenida Paulista 1.313 de quarta a sexta às 21h, sábados às 17h e 21h e domingos ás 19h. Espetáculo gratuito cujos ingressos devem ser reservados no site: www.sesisp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário