segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PRIMEIROS MOMENTOS DO MIRADA 2014


 
     O evento MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos realizado pelo Sesc está em seu quarto dia.  Até o momento, assisti a sete espetáculos e já fui testemunha de três grandes momentos de estilos bastante diversos:
 
A Reunião - Foto de Jorge Becker
 
     A REUNIÃO: Há cerca de dois anos o grupo chileno Teatro em el Blanco  apresentou-se em São Paulo com duas peças escritas e dirigidas  por Guillermo Calderón : Neva e Diciembre. Espetáculos memoráveis, em especial Neva, que tratava das relações entre três atores durante ensaio em São Petersburgo em uma noite onde há grande agitação nas ruas, logo após a morte de Tchekhov. A atriz Trinidad González tinha uma participação marcante como a viúva do dramaturgo, Olga Knipper. Calderón deixou o grupo e Trinidad assumiu a liderança escrevendo, dirigindo e atuando nesta A Reunião, apresentada no final de semana no MIRADA. Estreia marcante como dramaturga e encenadora e reafirmação de um grande talento interpretativo. Trinidad representa a Rainha Isabel da Espanha num embate com Cristovão Colombo que foi aprisionado por abuso de poder. Diálogos ágeis e cortantes num teatro essencialmente de palavras (pouca movimentação cênica, cenário mínimo) onde a presença do ator faz o espetáculo. Trinidad revela todo seu talento de atriz nas falas e principalmente nos silêncios e é bem coadjuvada por Nicolas Pavez, um Colombo a princípio claudicante, mas que vai se apossando da situação ao longo da trama. Unanimidade entre os poucos privilegiados que o assistiram (foram só duas apresentações em um auditório com cerca de 100 lugares), este foi um dos grandes momentos do MIRADA 2014.
 
Irmãos de Sangue - Foto de Xavier Cantat
 
     IRMÃOS DE SANGUE da companhia carioca Dos à Deux vai no caminho oposto, contando sem nenhuma palavra a história de uma mãe e seus três filhos. Teatro gestual com iluminação precisa fazendo uso de muitos objetos que ilustram a ação e de trilha sonora especialmente composta para o espetáculo. Muito poético o espetáculo tem um dos inícios e finais mais bonitos já vistos em palcos brasileiros (a aproximação e o afastamento dos irmãos numa plataforma giratória). Mais um espetáculo obrigatório concebido pela dupla André Curti e Artur Ribeiro.
 
Utopia - Foto de David Ruano
 
     UTOPIA .  Espetáculo de dança flamenca concebido pela dançarina espanhola María Pagés com toques de dança contemporânea (Jerome Robbins/Bob Fosse), usando além das tradicionais guitarras e cantores flamengos, cello e um cantor brasileiro. O espetáculo é inspirado em Oscar Niemeyer e o cenário reproduz suas linhas e curvas. Os números de conjuntos são arrebatadores nos sapateados e palmas. Solos soberbos de María Pagés entre os números coletivos. Um espetáculo de dança arrebatador que se constitui no terceiro grande momento do Festival.
 
     Outros momentos: A IMAGINAÇÃO DO FUTURO da Compañia La Resentida do Chile faz uma revisão politicamente incorreta dos últimos dias do governo socialista de Salvador Allende que é mostrado como marionete viciado em cocaína e bastante covarde no momento em que o Palacio De la Moneda foi invadido pelos militares no dia 11 de setembro de 1973 de triste lembrança. Talvez pela visão romântica e obviamente distante que tenho de Allende fiquei perplexo pelo espetáculo que me parece transmitir a ideia de que a ditadura de Pinochet só existiu por causa do governo (sem dúvida utópico) de Allende. Espetáculo polêmico e, a meu ver, equivocado, apesar do bom trabalho dos atores. CHAPEUZINHO GALÁCTICO é uma performance do grupo espanhol Insectotròpics, integrando várias linguagens e com um som ensurdecedor. 13 SONHOS de grupo colombiano Teatro Odeon procura trazer uma atmosfera de sonho para a cena: são várias instalações (umas melhor realizadas que as outras) criando situações oníricas. Espetáculo que privilegia a forma em relação ao conteúdo. MATÉRIA PRIMA do grupo espanhol La Tristura discute juventude e maturidade sob o ponto de vista de quatro pré-adolescentes. Ideia interessante que não se realiza em cena.
     Além dos espetáculos o Sesc deu às atividades formativas destaque muito especial proporcionando debates e discussões sobre o fazer teatral, mas esse é outro assunto que fica para uma próxima vez.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário