terça-feira, 23 de setembro de 2014

OS QUE VÊM COM A NOITE... PESSOAS PERFEITAS SEGUNDO OS SATYROS



Foto de André Stefano

                O que fazem as “pessoas perfeitas” desta peça durante o dia? Elas não existem!! Aqueles oito seres são como duendes que só adquirem vida à noite vagando pelas ruas da cidade grande à procura de carinho, amor ou pelo menos a migalha de uma atenção, de um “boa noite”. São seres solitários, tristes na sua incompletude que buscam de qualquer modo um olhar ou um aceno de mão. De alguma maneira essas “pessoas perfeitas” vagueiam pela noite vampirizando os seus semelhantes que são tão “perfeitos” e tão carentes quanto elas, resultando daí encontros quase sempre com final trágico. É tocante a maneira como Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez retratam esses seres tão frágeis e tão humanos inspirados em histórias de moradores do centro da cidade recolhidas pelos dois autores. Binho, Cacilda, Robalo, Ruy/Sarah, Dona Esperança, Maristela, Elder e Medalha são figuras com quem esbarramos a toda hora e que têm alguma coisa de nós mesmos que também vagamos pelas ruas à procura sabe-se lá do que.
                Partindo dessas personagens marginalizadas, Rodolfo García Vázquez realiza um espetáculo pelo viés poético onde predomina a compaixão por elas. Como seres mágicos eles perambulam pelo espaço cênico mostrando suas fragilidades e suas humanidades por meio de máscaras expressionistas que lhes cobrem os rostos. A encenação tem muitos pontos em comum com A Vida na Praça Roosevelt, obra prima dos Satyros encenada em 2005 com texto da alemã Dea Loher e também dirigida por García Vásquez.
 
Ivam Cabral - Foto de André Stefano

                Do elenco bastante homogêneo destaquem-se os belos momentos de Eduardo Chagas , o velho açougueiro acomodado e de Ivam Cabral que vive a dualidade de Ruy e Sarah. A solução adotada para a personagem de Dona Esperança é muito bonita e reserva a ela o comovente final da peça.
 
Marta Baião e Eduardo Chagas - Foto de André Stefano
 
                Tanto ao entrarmos como ao sairmos do teatro vemos os atores preparando-se  em seus camarins e isso dá um toque adicional à magia do espetáculo.

                “Ai! A solidão vai acabar comigo”, desabafará a personagem da cantora frustrada e o público com muito carinho vai lhe dizer: “Boa Noite, Maristela”.

 

                Pessoas Perfeitas está em cartaz no Espaço dos Satyros 1 de quinta a domingo às 21h, até 26 de outubro. NÃO DEIXE DE VER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário