segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AS VOLTAS QUE UM PROGRAMA DÁ... (Memórias de um espectador apaixonado)



        Era o ano de 1964. Na flor dos meus 20 anos eu tinha acabado de entrar na Faculdade de Engenharia e já pressentia que aquilo não era o que eu queria, mas não tive coragem de largar o curso para não decepcionar meu pai que havia feito um grande esforço para que eu chegasse até ali e que também não podia imaginar o filho numa outra profissão que não fosse engenharia, medicina ou direito. Artes? Nem pensar!

        As artes, porém, serviram de escape para as agruras de um curso técnico em São Bernardo do Campo e dentre elas o cinema e o teatro foram meus preferidos. Além de algumas peças do Teatro Popular do Sesi, eu já havia assistido Quatro Num Quarto no Teatro Oficina.

        O recém-inaugurado Teatro Aliança Francesa apresentava a peça O Ovo, uma comédia francesa de Felicien Marceau dirigida por Jean-Lucien Descaves, com Armando Bogus,  Vera Nunes e grande elenco.  Não tenho lembranças desse espetáculo, a não ser que o programa do mesmo tinha na capa um ovo com um fundo amarelo. Guardei esse programa, junto com outros que fui adquirindo ao longo de minha vida de espectador, mas curiosamente ele sumiu, provavelmente numa das inúmeras mudanças que fiz na vida. Mais curioso ainda é que só ele sumiu, pois  os outros estavam todos lá.

        Passaram-se 47 anos e volta e meia olhando para os meus 4000 programas sabia que havia uma lacuna: aquele da inauguração do Teatro Aliança Francesa e também por ser uma das primeiras  peças a que assisti na vida. Circulando pelos sebos da cidade no dia 13 de janeiro de 2011 entrei no Sebo do Messias na Praça da Sé e remexendo numa papelada velha do setor de teatro vi um papel amarelo que parecia estar me chamando. Puxei o livreto e era ele: o programa de O Ovo, muito conservado, assim como eu o deixei há quase 50 anos atrás. Preço do tesouro: dois reais. Com o coração pulsando mais forte paguei a relíquia e continuei minha jornada, sabedor que aquele dia estava mais do que ganho e que agora meu acervo estava praticamente completo.

        Será que aquele programa saiu de minhas mãos naqueles 1960, passou pelas mãos sabe lá de quantas outras pessoas e voltava para mim tantas décadas depois, marcado pelas digitais de outros espectadores tão apaixonados como eu?  Ou ele havia pertencido a algum outro louco colecionador que provavelmente morreu e teve seu rico material jogado e espalhado sem critério pelos sebos da cidade? Aí comecei a pensar: será esse o destino do meu acervo quando eu não estiver mais por aqui?
 
 
 
        Todos esses pensamentos me ocorreram na última quarta feira, dia 28 de agosto, quando estive presente no coquetel de reabertura do simpático teatro da Rua General Jardim que já abrigou maravilhas como Black Out, A Megera Domada e A Cozinha, todas dirigidas por Antunes Filho; Diário de Um Louco, criação inesquecível de Rubens Corrêa, Dois na Gangorra com Lilian Lemmertz; Fala Baixo, Senão Eu Grito, memoráveis interpretações de Marília Pêra e Paulo Villaça; Exercício, com a inesquecível Glauce Rocha; Um Grito Parado no Ar de Gianfrancesco Guarnieri; espetáculos de humor com Jô Soares e a partir de meados dos anos 1980 a ocupação do espaço pelo Grupo TAPA que ali permaneceu por cerca de 15 anos realizando um irrepreensível trabalho de repertório. Com a saída desse grupo no início dos anos 2000 o teatro ficou fechado, reabriu meio sem rumo, tornou a fechar e agora parece renascer das cinzas oferecendo uma extensa programação até o final do ano contemplando principalmente o teatro de origem francesa, incluindo a volta do filho pródigo: o Grupo TAPA com duas peças de Jean Genet (As Criadas e Splendids).  
       

Um comentário:

  1. Parabens José!! Falando em volta que um programa dá, merece ser contada a historia do programa de "A Morte de Danton", montado pelo nosso grupo teatral da Mauá, nos anos 60, que V. trouxe para mim de um sebo, e que era mesmo o MEU exemplar, com o ingresso colado do jeito que faço sempre e meu nome anotado. Abração, Elie

    ResponderExcluir