segunda-feira, 18 de agosto de 2014

TEMPOS DE DELICADEZA NO ESPAÇO SOBREVENTO


Sala de Estar
 
     O aconchegante Espaço Sobrevento fica a algumas quadras do mastodôntico Templo do Cifrão, perdão, do Salomão do bispo Edir Macedo. Poucos quarteirões e muitas diferenças os separam.
     No último sábado tive o privilégio de ir ao espaço Sobrevento por duas vezes. À tarde levei minha netinha Laura de oito meses para o seu début teatral no Teatro para Bebês realizado pelo grupo. A beleza já se inicia na sala de espera olhando todos aqueles bebês rindo, chorando e se comunicando entre eles. As mamães, os papais e, é claro, os vovôs,  todos maravilhados aguardando ansiosos tanto o espetáculo como a reação dos seus pequeninos.
 
Público do Teatro Para Bebês
 
     Bailarina é um solo delicadíssimo de Sandra Vargas onde a atriz utilizando-se de poucos objetos, de sons de uma caixinha de música e de alguns efeitos de luz entretém os bebês por cerca de 30 minutos. Com muita delicadeza Sandra Vargas conta uma história de superação onde se mostra que a queda também é necessária na vida. 
 
Laura curtindo a caixinha de música
 
     Ao final a atriz aproxima as crianças da caixinha de música colocando-as em contato com a pequena bailarina que rodopia ao som da singela música. Não tenho dúvidas que alguma coisa aconteceu naqueles pequenos corações presentes no espetáculo.
 
     À noite voltei ao Sobrevento para assistir a outra delicadeza da companhia: Sala de Estar. Os espectadores são colocados no meio do espaço teatral e com banquinhos deslocam-se para cada sala de estar localizada nos cantos do espaço onde ouvirá o relato do seu habitante. São seis cenas nascidas a partir de “confissões” dos próprios atores. Utilizando-se largamente do Teatro de Objetos (um sofá, um gaveteiro e os guardados nas suas gavetas, cartas, bonecos são tão personagens quanto os atores em cena, além da figura do leão que perpassa todas as cenas nas mais variadas formas) e das cores (cada cena é quase monocromática no cenário e no figurino) a peça conta a histórias de uma senhora que odeia sofás, de uma mulher obcecada pela relação com os pais, de uma jovem e seu gaveteiro, das saudades que um jovem tem de seu pai, das cartas que uma mãe exilada envia às suas filhas e de um homem de preto defronte a um espelho. Todo o ambiente é bastante íntimo e o espectador sente-se parte daquelas histórias sobre a fragilidade humana contadas com muita delicadeza. Seria o leão um símbolo de como o homem é frágil perante a natureza? E o que representam as cores de cada cena? Tenho minhas respostas e cada um tem a sua. Assim é e assim será.
 
     Além de belos e de ser um alimento para a alma, os espetáculos do Sobrevento são gratuitos. Por outro lado, para fazer suas orações, você paga R$45,00 para entrar no Templo do Cifrão, perdão, do Salomão.  
 
    A ESCOLHA É SUA!
 
 

 
     - O Espaço Sobrevento fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42 a duas quadras do metrô Bresser –Mooca.
     - O Teatro para Bebês ainda acontece nos sábados 23 (ás 11h e às 15h) e 30 (às 15h).
     - Sala de Estar fica em cartaz até 31 de agosto, sábados e domingos às 18 e às 20h.

Um comentário: