quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Teatro SOLO


      O acontecimento teatral pode prescindir de um palco, de iluminação, de cenários, de trilha sonora, mas sem a tríade ator, espectador e uma história ele não se concretiza; eis a essência do teatro e é com essa proposta que o encenador argentino Matías Umpierrez desenvolveu o projeto Teatro SOLO. Por meio de convite da Oficina Cultural Oswald de Andrade o projeto aportou em São Paulo no último dia 14 e permanece por aqui até o dia 24 de setembro. Trata-se de cinco cenas apresentadas para um único espectador em diferentes locais da cidade. Tive a oportunidade de testemunhar (a experiência é muito mais forte do que simplesmente assistir) três delas.
 
     RETRATO acontece nas dependências da Pinacoteca onde uma funcionária discorre sobre sua vida e a história de uma visitante do museu. A dramaturgia da cena é frágil e a não adequação da atriz à personagem revela mais um texto decorado do que interpretado.
 
     PROMESSA apresentado numa oficina de costura do Bom Retiro. O impacto provocado pela cena já começa no primeiro contato com a paraguaia Amália que trabalha na confecção dirigida por Erica, descendente de coreanos. Revelar mais seria tirar a surpresa de quem vai assistir a este trabalho pungente e doloroso. As duas atrizes são excelentes e a dramaturgia perfeita exigindo inclusive uma tomada de posição do espectador. A emoção foi tamanha que desci as escadas da oficina com certa dificuldade.
 
Erica na oficina de costura (Divulgação)
 
     ÊXODUS realizado num apartamento de família nos Campos Elíseos foi outra experiência dolorosa. Laura me recebeu com os olhos marejados de lágrimas e me contou as perdas sofridas pela sua família. Mortes e abandonos fizeram com que restassem apenas ela e sua mãe que está com ideias suicidas. Laura me convida para ir até o quarto conversar com sua mãe Sonia que está prostrada na cama. O resto é melhor não ser relatado pelo mesmo motivo exposto na cena anterior. Mais uma vez a emoção tomou conta de mim e saí dessa experiência ao mesmo tempo fragilizado pela dor humana e fortalecido para enfrentar o mundo que me aguardava lá fora. Nota dez para as atrizes  e para a dramaturgia.
 
Laura e Sonia (Divulgação)
 
     Teatro SOLO permite uma experiência única e intransferível tanto para o espectador como para os atores, pois daquela maneira aquela cena nunca mais se repetirá. Aqui a efemeridade do ato teatral revela-se em seu estado puro.
     Além dessas, acontecem mais duas cenas: AMNÉSIA no Teatro Sérgio Cardoso e PACTO em um escritório no Bom Retiro.
     Informações sobre reservas na Oficina Cultural Oswald de Andrade. NÃO PERCA!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário