quinta-feira, 3 de julho de 2014

O PALCO PAULISTANO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014


... Este palco não existe mais
 
     Segundo os guias de teatro da cidade, cerca de 430 espetáculos (330 de autores brasileiros) passaram pelos palcos de São Paulo neste primeiro semestre de 2014, sem contar as stand up comedies e as peças infanto-juvenis. Se pela quantidade o dado é promissor, o mesmo não se pode dizer dos resultados artísticos. Assisti a exatamente 100 espetáculos nesse período e comento abaixo  aqueles que, de alguma maneira, me tiraram do chão.
 
A Arte da Comédia
 
Assim É (Se Lhe Parece)
 
Trágica.3
 
     A Arte da Comédia, Assim É (Se Lhe Parece) e Trágica.3  foram os melhores espetáculos apresentados, assim como seus diretores Sergio Módena, Marco Antônio Pâmio e Guilherme Leme poderiam estar entre os melhores diretores; nesta categoria eu ainda incluiria o Zé Henrique de Paula pela sensível direção de Ou Você Poderia Me Beijar.
     Soluções cênicas (cenário, luz, figurino) esteticamente bem resolvidas puderam ser observadas em O Jardim das Cerejeiras (direção de Marcelo Lazzaratto), Jesus Cristo Superstar (direção de Jorge Takla) e Um Réquiem para Antonio (direção de Gabriel Villela).
 
Abnegação
 
Maldito Benefício
 
 
     Os bons textos brasileiros foram raros, destacando-se Abnegação de Alessandro Dal Farra,  Maldito Benefício de Leonardo Cortez e Só...Entre Nós de Franz Kepler. Quanto aos autores estrangeiros houve predomínio de textos contemporâneos anglo-americanos, mas houve espaço muito bem vindo para Pirandello (Assim É Se Lhe Parece), Beckett (Oh! Os Belos Dias), Eduardo De Filippo (A Arte da Comédia) e ainda um delicioso revival  de Noel Coward (Vidas Privadas).
 
 
Gustavo Rodrigues
 
     Houve muitos trabalhos de interpretação marcantes neste semestre. Os destaques masculinos vão para Vitor Vieira (Abnegação), Rubens Caribé (Assim É Se Lhe Parece), Bruno Guida (Bull) e aquele que para mim foi a maior revelação (apesar de ter uma carreira consolidada no Rio de Janeiro): Gustavo Rodrigues em Billdog.
 
Miwa Yanagizawa
 
Ana Kfouri
 
Sandra Dani
 
Sylvia Prado

     Trágica.3 mostrou os trabalhos viscerais de Denise Del Vecchio e de Miwa Yanagizawa. Ana Kfouri (Moi Lui), Sandra Dani (Oh! Os Belos Dias) e Sylvia Prado (Walmor y Cacilda – Robogolpe) completam a lista das grandes interpretações femininas do semestre.
 
     Quanto aos espetáculos estrangeiros louvem-se as iniciativas do Sesc ( Pendente de Voto, A Violação de Lucrecia, Ensaios Sobre o Suicídio) e principalmente da Mostra Internacional de Teatro (MIT), organizada por  Antonio Araújo e Guilherme Marques que foi um grande sucesso de público e de crítica em sua primeira versão e que nos trouxe espetáculos belos e polêmicos como Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus, Anti-Prometeu e Cineastas. Não assisti ao Hamlet vindo da Polônia, que segundo informações recebidas, foi excelente.
 
     A lamentar o fechamento do CIT - Ecum, aconchegante espaço teatral que vinha se destacando pela sua criteriosa curadoria.
 
     Copa terminada, mas com eleições para atrapalhar, aguardemos as surpresas para o segundo semestre.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário