quinta-feira, 1 de maio de 2014

UM LUGAR AO SOL


 

 

     Em primeiro lugar é importante salientar o simpático acolhimento feito pelo pessoal da Companhia de Teatro Heliópolis na chegada em sua sede na Casa Maria José de Carvalho no Ipiranga, local que foi residência da intelectual que foi entre outras coisas, poetisa e mestra de teatro na área de dicção e que teve grande presença na cultura paulistana entre os anos 1940 e 1970.
     O espetáculo Um Lugar ao Sol (título homônimo do famoso filme de 1951 de George Stevens, mas sem nenhuma relação com o mesmo)é formado por três solos apresentados de forma fracionada, entremeados por cena coral sobre as dificuldades de um estudante da periferia da cidade. Cada episódio foi criado em processo colaborativo a partir de pesquisas realizadas pelo grupo na comunidade de Heliópolis e a dramaturgia é assinada por William Costa Lima. O texto que apresenta melhor resultado é aquele sobre a mãe que teve a filha assassinada e dá oportunidade para uma pungente interpretação de Dalma Régia. Os três atores desempenham com muita verdade e essa verdade talvez seja o maior mérito da montagem.
 
Davi Guimarães, Dalma Régia e Klaviany Costa em cena da peça. Foto de Leo Papel.
 
     Todo o espetáculo é acompanhado musicalmente ao vivo pelo compositor e pianista William Paiva e pelo cellista Tainan Gabriel. A música é muito bonita e ilustra muito bem as situações apresentadas, porém em certos momentos parece competir com a voz dos atores chegando até a dificultar a compreensão dos textos por parte dos espectadores, correndo-se o risco destes prestarem mais atenção à música do que naquilo que está se falando.
     O espaço cênico é uma arena circular tipo picadeiro rodeada de velas e a iluminação é muito bem resolvida cênica e esteticamente.
     A direção de Miguel Rocha harmoniza com mestria todos os elementos à sua disposição: cenário, iluminação e atores.
     Sabe-se das dificuldades que grupos como a Companhia de Teatro de Heliópolis têm para levantar e manter um espetáculo em cartaz e louve-se um esforço desse tipo, principalmente quando o resultado é tão profissional e bem acabado.
     A peça saiu de cartaz no último domingo, dia 27 de abril, mas é bom ficar atento às atividades de Companhia de Teatro Heliópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário