sexta-feira, 2 de maio de 2014

TRÁGICA.3 – Momento solene de teatro


 
 
     O espetáculo é formado por três cenas com cerca de 20 minutos cada, a partir das tragédias gregas Antígona (Sófocles), Electra (Eurípedes) e Medeia (Eurípedes). Não são propriamente monólogos, pois há participação masculina em cada uma das cenas, quer presencial (caso de Hemus em Antígona), quer por meio de voz gravada (Orestes em Electra e Jasão em Medeia).
     Os três textos são muito bem escritos e fazem uma boa condensação da trajetória das três heroínas gregas, concentrando-se no desfecho de cada tragédia. Heiner Müller é o autor de Medeia, Caio de Andrade de Antígona e Francisco Carlos de Electra.
     O palco quase vazio abriga os instrumentos dos dois músicos e a cenografia de Aurora de Campos inclui um retângulo que ocupa o fundo do palco. A excelente iluminação de Tomás Ribas encarrega-se de dar o clima para cada uma das cenas. No caso de Medeia, projeta-se um vídeo no retângulo, mostrando seus filhos tomando banho de mar, momentos antes de serem sacrificados pela mãe.
     Miwa Yanagizawa está soberba como Electra, dando um toque oriental em sua cena. Ela atua ajoelhada, com os braços estendidos formando uma cruz com o resto do corpo e clamando a adesão de Orestes para o assassinato de sua mãe Clitemnestra. No meu ponto de vista é a cena melhor sucedida do espetáculo.
 
 
     Denise Del Vecchio aproveita sua poderosa voz e presença cênica para destilar todo o veneno de Medeia sobre Jasão.
     Letícia Sabatella interpreta Antígona de maneira mais emocionada, tocando teclado e cantando, além de atuar. É a cena menos forte da montagem, apesar da boa atuação de Fernando Alves Pinto como Hemus.
     As silhuetas das atrizes entrando e saindo de cena revelam momentos de rara beleza dentro do espetáculo.
     Trilha sonora discreta que ilustra as situações sem encobri-las, assinada por Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e Marcelo H (quinto elemento em cena).
     Trágica.3 representa um momento solene e sério do nosso teatro ressaltando o lado guerreiro de três grandes figuras femininas da mitologia grega. Espetáculo curto (60 minutos), muito bem orquestrado por Guilherme Leme.
     Trágica.3 está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil aos sábados e segundas às 20h e aos domingos às 19h, até 07 de julho de 2014. NÃO PERCA!
 
     Fotos de Victor Hugo Cecatto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário