sábado, 1 de fevereiro de 2014

QUEM PODE, PODE (O fascínio do poder)


Roberto Barbosa
     Este é um espetáculo característico da Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes (grupo formado em 1993) seguindo o modelo épico/narrativo das peças de Luís Alberto de Abreu escritas para o grupo. O texto assinado por Alex Moletta tem bons momentos, mas não atinge a “fluidez” dramatúrgica daqueles de Abreu.
     Cinco atores se revezam em interpretar várias personagens como também em narrar a saga de Mané –Leão de herói do povo a vilão da história quando passa a ter o poder em suas mãos.
     A manipulação da opinião pública, os impostos excessivos (a cena do povo carregando a carga tributária é emblemática), o abuso do poder são assuntos vividos por nós nos dias atuais e aparecem no espetáculo de forma direta e didática, mas também lúdica e divertida com forte apelo popular e apropriada para apresentação em espetáculos de rua que é um dos objetivos do grupo (eles têm apresentado os trabalhos em um caminhão). Resta sempre a grande dúvida de como o público de rua absorve essas denúncias...
A carga tributária
 
     Há uma cena muito forte e bonita onde se reproduz o quadro do pintor italiano Giuseppe Pellizza de Volpedo (1868-1907) Il Quarto Stato com os rostos originais sendo substituídos por aqueles dos atores. Assim como no quadro, a cena é uma alegoria social do povo que avança em direção a um futuro promissor, deixando para trás a época da opressão.
Il Quarto Stato
     É bonito, mas utópico esse final feliz, pois o que vemos nos dias de hoje está bem longe desse ideal.
     No melhor estilo brechtiano o espetáculo é dividido em cenas que são anunciadas pelos atores/narradores e entremeado por canções interpretadas pelo elenco bastante homogêneo (Pela experiência com a Fraternal, estão mais à vontade  Aiman Hammoud e  Mirthes Nogueira).
     A direção, limpa e eficiente, é de Ednaldo Freire.
     QUEM PODE, PODE está em cartaz no Centro Internacional de Teatro Ecum às sextas feiras às 21h e sábados às 19h até 22/02. Em outros horários o grupo também está apresentando Borandá e Sacra Folia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário