terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

2ª FEIRA PAULISTA ANTROPOFÁGICA DE OPINIÃO


 
     Tendo à frente o incansável Thiago Reis Vasconcellos a Cia. Antropofágica tem sido responsável pela realização de eventos muito importantes na cena paulistana. No ano de 2012 organizou a Intervenção 22 – 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22 com a participação de vários coletivos da cidade no saguão do Theatro Municipal (naquele ano esse evento foi indicado para o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de 2012 na categoria “Especial”).
     Neste início de ano o grupo realizou no último fim de semana (15 e 16 de fevereiro) no Tendal da Lapa a 2ª Feira Paulista Antropofágica de Opinião, deglutindo a histórica 1ª Feira Paulista de Opinião realizada sob a pressão da ditadura militar e do grupo CCC (Combate de Caça aos Comunistas) em 1968 pelo Teatro de Arena no Teatro Ruth Escobar onde vários dramaturgos apresentavam em peças curtas a sua resposta ao tema proposto “O que pensa você do Brasil de hoje?”.
Capa do programa do espetáculo de 1968.

     A mesma questão foi colocada pela Antropofágica a diversos coletivos de São Paulo e as respostas estavam nas apresentações desses grupos. Permeando as cenas, vários teóricos de teatro apresentaram minipalestras sobre o Brasil de hoje e sobre o teatro atual e aquele que se fazia nos anos 1960. O clima era de festa no Tendal da Lapa, apesar da chuva constante ter atrapalhado a organização do evento. Thiago circulava descalço, de bermudas e com seu indefectível paletó pelo espaço, constatando feliz o sucesso da empreitada.

 

     Assisti a três apresentações no sábado (estavam previstas nove, além de canções e minipalestras). Para o domingo estavam programadas mais dez cenas. Os coletivos mais representativos da cena paulistana estavam representados, entre os quais podemos citar a Brava Cia., a Cia. São Jorge de Variedades, o Pombas Urbanas, o Teatro União e Olho Vivo, o Buraco d’Oráculo e, é claro, a própria Antropofágica.
Pombas Urbanas
 
Grupo Redimunho de Investigação Teatral
 
Cia. São Jorge de Variedades
 
     Pelo pouco que vi as respostas à questão “O que pensa você do Brasil de hoje?” não são muito otimistas, revelando uma inquietação com os rumos do Brasil atual. Será muito interessante que a organizadora do evento tente fazer um balanço e uma análise do conjunto de respostas dadas pelos grupos e se possível uma síntese das mesmas.
     A iniciativa da Cia. Antropofágica foi extremamente louvável carecendo porém, de uma melhor organização e também de uma pequena  curadoria dos trabalhos apresentados em resposta à questão proposta (tenho a impressão que alguns grupos se limitaram a apresentar trechos de trabalhos já prontos, sem se proporem a criar uma cena respondendo à questão).

2 comentários:

  1. Saudações Antropofágicas

    Acho muito pertinente seu texto. Fico feliz que possamos por em debate de maneira sincera, companheira ( daquele que sofre e goza por que aposta e caminha junto) e com críticas um momento de reflexão coletiva sobre o Brasil.

    E quanto uma avaliação e balanço concordamos inteiramente. Para nós a Feira ainda não acabou pensamos em marcar este dia.E temos que pensar uma publicação que seria muito bom que vc estivesse presente.

    Acho que textos como o que vc escreveu são importantes para os grupos pensar sobre seu trabalho de maneira crítica e afetiva.

    Obrigado por dar espaço e tempo em um momento histórico onde uma das formas que a censura se apresenta é pelo cinismo e pela indiferença o que a atitude do seu texto combate.

    PS: acabo de ler a resposta com os antropofágicos que ouviram com atenção seu texto.

    Abraços

    Thiago Reis Vasconcelos




    ResponderExcluir
  2. Valeu Thiago! Estamos juntos na luta por melhores dias. Grande abraço. José Cetra.

    ResponderExcluir