sexta-feira, 11 de outubro de 2013

TUDO SOBRE GALILEU... MENOS GALILEU.


               

 
     Esta é a última semana para se assistir a um dos mais surpreendentes espetáculos da temporada. Trata-se de Folias Galileu montado pelo grupo Folias.



 
 Nani de Oliveira
     O Folias teve duas perdas significativas: uma irreparável com a morte do dramaturgo e ator Reinaldo Maia em abril de 2009 e logo em seguida outra com o afastamento de Marco Antonio Rodrigues que dirigiu a maioria dos trabalhos do grupo. De lá para cá por obra de alguns abnegados que mantiveram o espaço, o Folias vinha apresentando espetáculos em busca de um caminho. Parece que o encontraram neste inventivo Folias Galileu que recria a trajetória do polêmico cientista italiano a partir daqueles que a coadjuvaram.
 
 
Gisele Valeri
 
     Andrea Sarti, sua mãe Dona Sarti, Ludovico, a filha Virginia, Federzoni e o cardeal Barberini, entre outros, nos fazem seus relatos por meio de monólogos ambientados em todos os recantos do espaço do Galpão do Folias (a sala principal é usada apenas no início e no fim). Cada “buraquinho” do teatro foi usado, inclusive a bilheteria, a rua e o boteco em frente que é responsável por um momento mágico da encenação.
 

Carlos Francisco
 
     Algumas cenas são memoráveis como as vividas por Carlos Francisco (um homem simples mostrando as possibilidades infinitas de se olhar para alguma coisa), por Nani de Oliveira (sempre uma presença poderosa) e em especial aquela criada por Gisele Valeri (Dona Sarti falando em italiano sobre a paura com o futuro de Andrea).
     A dramaturgia da peça criada pelo grupo e por Rafaela Penteado e Heloisa Cardoso é coesa e bem amarrada. A concepção cênica de Dagoberto Feliz é sinônima do sobrenome do diretor, criando cenas muito criativas como a do menino Andrea, a hilária protagonizada por Federzoni e o belo e emocionante final quando Andrea pega os Discorsi de Galileu e parte para atravessar a fronteira italiana com eles. O mundo vai tomar conhecimento dos descobrimentos do Mestre!


 
     Entendo Folias Galileu como o primeiro trabalho de fôlego da nova fase do Galpão do Folias e há muito pulmão nesse importante e necessário grupo paulistano.
Sábado 21h, Domingo 19h e Segunda 21h. Só neste fim de semana. Para não perder.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário