segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TEMPORADA DE VERÃO NOS PALCOS PAULISTANOS


        A temporada teatral de São Paulo revela-se generosa no primeiro mês de 2013 oferecendo 83 espetáculos, segundo o guia OFF. Outras estreias não indicadas no guia somaram-se a esse total ao longo do mês.

        Dos 83 títulos indicados acima; 56 são de autores brasileiros, 20 são de autores estrangeiros e sete são stand up comedies.

        Numa análise superficial dos títulos dos espetáculos de autores brasileiros deduz-se que nada menos que 25 encenações são comédias de apelo comercial que tratam de brigas e reconciliações de casais, assuntos sexuais e diversidade sexual de maneira superficial, preconceituosa e televisiva. Apenas alguns exemplos: Absurdos do Sexo, Casal TPM, Mulheres Solteiras Procuram, O Amante do Meu Marido, O Marido da Minha Mulher, Pirou!?, Pobre ou Rica É Com Ele Que Ela Fica, Super Mulher–A Comédia, Tchau Marido, TPM - Tratamento Para Machos, TPM - Tempo Para Mulher e, para terminar, Uma Noiva Quase Virgem – E Doidinha da Silva. O mais preocupante é que a maioria desses títulos vem de temporadas anteriores sempre com sucesso de público e prometem atravessar o ano em cena sem se preocupar que o verão já acabou. Os títulos longevos e apelativos de autores estrangeiros também são abundantes sendo Os Monólogos da Vagina o melhor exemplo. Esses espetáculos concentram-se em teatros que já foram ícones da cena paulistana como o Teatro Ruth Escobar e o Teatro Maria Della Costa (ambos administrados pela Associação Paulista de Espetáculos de Teatro de São Paulo-Apetesp-), naqueles da Avenida Brigadeiro Luis Antonio (Brigadeiro e Bibi Ferreira), no Teatro Folha e no Teatro Gazeta.

        Minha esperança fica por conta dos espetáculos alternativos realizados por coletivos que graças, principalmente, à Lei do Fomento, têm realizado, no meu ponto de vista, os trabalhos mais importantes dos palcos paulistanos nas últimas temporadas. Aguardemos as novidades!

Um comentário:

  1. José, é uma lástima que espaços anteriormente tão importantes, agora abriguem "Zorras Totais" teatrais. Sei que há gosto para absolutamente tudo, mas os autores e atores poderiam oferecer obras mais elaboradas.

    ResponderExcluir