terça-feira, 4 de setembro de 2012

VOAR É COM OS PÁSSAROS

     Voar é com os pássaros; sonhar é com os homens.
     Se é possível sonhar...
     Por que não sonhar, que é possível voar?

     Ao meu modo de ver essa é a premissa do espetáculo Meu Pai É Um Homem Pássaro, dirigido com muita sensibilidade por Cristiane Paoli Quito em cartaz no teatro do Sesc Pompeia . A encenação é plasticamente muito bonita com cenário e iluminação da sempre competente Marisa Bentivegna e criativas imagens (não creditadas no programa) projetadas num telão ao fundo.
     Do ótimo elenco é necessário destacar a talentosa e carismática Luciana Paes que desvia para si o olhar do espectador, tão forte é sua presença em cena (tanto como narradora como na pele dos dois hilários personagens masculinos).

Foto de divulgação. No alto Daniela Duarte e Luciana Paes; embaixo Otávio Dantas e Flavia Melman.

     O espetáculo tem momentos especiais como aquele onde as crianças são convidadas a fazer parte do ninho criado pelo pai e pela filha e num determinado momento tornam-se os passarinhos recém-nascidos. De uma maneira natural, os pequenos começam a agitar os braços e a “voar” pelo palco. Tudo isso ao som da música italiana “Volare” que os adultos cantam em coro com o elenco. Eis aí a magia do teatro!
     Acredito que esse espetáculo deveria cumprir uma temporada em horário adulto já que trata - de forma bastante criativa - de como lidar e driblar o embrutecimento do ser humano.
     Merece registro o ótimo programa da peça que em palavras bastante simples define para os pequenos termos teatrais como direção, elenco, personagem, iluminação e trilha sonora.
     Tratar crianças e adultos de forma inteligente não é só tarefa, mas obrigação do teatro infanto- juvenil. Infelizmente não é isso o que acontece nesse universo de Xuxas e Brancas de Neve falidas. Meu Pai É Um Homem Pássaro cumpre honrosa e criativamente esse "dever".
     O espetáculo está em cartaz no Sesc Pompeia até 23 de setembro, aos sábados e domingos às 12 horas. NÃO PERCAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário