segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CIRANDA DAS FLORES (AH! SE ESSE PÚBLICO FOSSE MEU...).

     No sábado à tarde fui ao Teatro Ressurreição assistir ao espetáculo Ciranda das Flores da Cia. Prosa dos Ventos. Pouco mais de 15 pessoas na plateia, entre adultos e crianças. Espetáculo singelo e divertido sobre o relacionamento entre uma jardineira e um semeador que estão apa...apa...apa...apaixonados, mas por estarem apa...apa...apa...apavorados, não se declaram. Tendo por base cantigas infantis e até uma famosa marchinha de carnaval o espetáculo flui suavemente; sempre tendo flores, plantas e jardins como tema e encantando adultos e crianças. Sente-se que os atores gostariam de uma maior interatividade com os pequenos, mas o pouco público impediu que isso acontecesse na sessão em que estive presente. Helena Ritto  ( ótimo tempo de comédia por meio de suas expressões corporal e facial) e Elcio Rodrigues (comovente como o preterido Alecrim Dourado) são os protagonistas deixando a narração para a Espada de São Jorge, ou melhor, Florzinha, ou melhor, Cristiano Gouveia (violeiro e cantor). O cenário simples e criativo cabe, segundo o elenco, numa mala, o que favorece a itinerância do espetáculo, que originalmente foi concebido para a rua. Direção segura de Fábio Torres, deixando os atores à vontade e mantendo o frescor de um espetáculo que já tem quatro anos de vida (estreou em 2009).

Foto de Fábio Torres

     Na saída do teatro surpreendi-me com uma multidão aguardando no hall do teatro para assistir a outra peça infantil calcada em figura famosa que já foi personagem de Walt Disney e é sempre citada na mídia. Ah, a publicidade, a mercadoria, o produto! Livre de qualquer influência tenho certeza que os pequenos iriam optar pela singeleza de Ciranda das Flores, mas papai e mamãe, responsáveis e formadores, optam pelo já conhecido e espetacularizado. Nesses tempos de Internet, televisão, Miami, Disneyworld, Xuxa, não sobra espaço para olhar as flores do jardim da nossa casa. Não tem importância “Prosa dos Ventos”... Resistir é preciso!
     Atenção papais e mamães que ainda acreditam na formação humanista de seus filhos: Ciranda das Flores ainda será apresentada no Teatro Ressurreição no próximo domingo, dia 30, às 16 horas.

2 comentários:

  1. Zé: Que texto lindo! Eu vi o espetáculo há alguns anos e achei lindo mesmo! Arthur ainda é pequeno para o teatro, mas depois dos três anos ele não escapará... Beijo e saudade seu furão!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo mesmo, só posso agradecer muito em nome de todos da Prosa dos Ventos. Ter este retorno é fantástico, sentimos muita essa falta de diálogo aqui em SP. Sabemos que as peças em cartaz são muitas e os espaços para escrever em jornais e revistas são poucos, mas é fundamental esse uso da internet para criar esse canal de troca. Vida longa ao blog!

    ResponderExcluir